.
 
Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, então vamo logo pro que interessa. Vem comigo que te explico no caminho.

Primeiramente, quero falar sobre o disco/festa de lançamento/corre dos meus amigos do 4ª Estrofe. Pra quem não sabe, é um grupo formado por Renan Samam e Dj Mutley. Eles se conheceram no fim de 2004, quando o Rê foi cantar numa festa com seu antigo grupo. O DJ Mutley tava tocando na ocasião, e cedeu o espaço para que eles se apresentassem. Mutley curtiu o som dos caras, e conversa vai, conversa vem, ele foi convidado para fazer parte do grupo. Passou-se um tempo, o grupo se desfez, então Renan e Mutley resolveram dar continuidade na parada. Meses depois, entrou mais um integrante, o Mc Fubá.

No final de 2005,  eles que também frequentavam a extinta loja  A-Place, ouviram indicações  do Mc Dejavú (Contra Fluxo), que trabalhava lá, indicando  Dj Caique, produtor da 360º Records. Então, eles foram procurá-lo. Acharam no myspace, adicionaram Caique no Msn. Renan mandou um som caseiro, em baixa qualidade para  Caique ouvir, e ele gostou do ‘feeling’ do grupo. Então, Caique resolveu apostar no talento dos caras. E o 4ª Estrofe foi convidado e participou da Mixtape “Coligações Expressivas” com o som “Lute Pelo seu Sonho.” Em 2007 o Mc Fubá saiu do grupo, para continuar com seu outro corre: futebol, no qual continua até hoje. Logo mais, começaram a gravar o disco no estúdio de Caique, na Z/N de SP. 

Um detalhe bem interessante: Renan é também beatmaker. Em Fevereiro de 2008, Renan e eu participamos da Battle Beats Brasil #2 (mas não chegamos a nos enfrentar, pra minha sorte hahaha) e um dos beats que ele usou na competição está hoje no disco do grupo. Mais precisamente, é o beat da ‘Cidade Cinza’. Ele assina também o beat de ‘Segunda-Feira’, que tem participação de Nego Gil, e um refrão muito contagiante. Um dia depois da Battle Beats, Renan, Mutley e Caique aproveitaram a ‘visita’ de um dos participantes, o carioca Arthur Moura, que é também video/beatmaker e cobriu o evento, pra gravar o vídeo clipe do primeiro single do 4ª Estrofe: “Linha do Tempo”.

 [Youtube=http://www.youtube.com/watch?v=DJ-lOYXa504]

  Em Agosto desse ano, o 4ª Estrofe lançou então o seu primeiro disco entitulado ‘Ritmo e Poesia.’ São 17 faixas, 15 produzidas por Caique e 2 por Renan. Tem participações de Fernandinho Beat Box, Doncesão, Dr. Caligari, Gari, Jeffe e como eu citei anteriormente, Nego Gil. A minha amiga, Mila K. escreveu uma pequena resenha do disco no seu blog. “Um álbum com uma diversidade grande, mas parece amarrado pelo sentimento de rap feito com ‘sentimento de quem realmente ama” (trecho da faixa ‘Eu Escolhi’) . Para ler as impressões dela, nas quais eu concordo em gênero, número e grau, clique aquiA minha opinião? É um disco composto por variados temas, rimas bem elaboradas, beats que agradam os ouvidos, passando uma sensação boa. Pode indicar praquele seu amigo que anda de skate, porque o clima combina também. Ouça no carro pra ir trabalhar, no Ipod pra ir pra facul, ou pra fazer seu rolê…tranquilo. Com certeza, em pelo menos um momento você vai se identificar com o cotidiano transparente, relatado numa simplicidade que cativa. Como em ‘Meu País’, em que o orgulho de ser brasileiro se acentua, e me desperta uma vontade de viajar pra praia mais próxima sem data pra voltar.

Bem, logo depois de estrear o álbum, eles  lançaram mais um clipe, “Rolê na Madrugada”, com direção de Tiago Teixeira

[Youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gzhAei8tlDI] 

 

 O SHOW

No último sábado, dia 24 de Outubro, foi a festa de lançamento do álbum, no CCPC, na Rua da Consolação.
Eu tive um dia absurdamente frenético. Depois de fazer um making off num estúdio na Vila Mariana, vim pra casa com gigas e gigas de fotos pra editar e entregar. Mal dormi, e sábado acordei cedo pra ir na Oficina de Produção com Nave. Fiquei a tarde por lá com a equipe do NOIZ, passei em casa e depois corri pro Espaço +Soma pra ver o (inesquecível)  show do People Under the Stairs. Saimos de lá pra um lanchinho no Sacha (clássico), embarcamos no primeiro táxi e só chegamos no CCPC  por volta da 1:30h.

Eu combinei de fotografar o show deles. Com muito gosto! Depois de algumas apresentações da 360º Graus que começaram a alegrar a galera, o 4ª Estrofe subiu ao palco e arrebentou. Foi foda, de verdade, e eu sei que sou muito suspeita pra falar…mas enfim. Fotografei, tive muita vontade de virar um spot de luz que tinha lá, mais atrás no palco, pra ver se conseguia fazer retratos melhores, e captar o movimento sem perder o foco…mas tudo bem. Na hora em que eles cantaram ‘Cidade Cinza’ eu me embaralhei com a câmera, com aquela emoçãozinha de amiga tonta, sabe? Que não sabe o que faz. Não consegui nem cantar, nem fotografar direito. Fiquei igual uma mosca, perdida. Hahahaha…eles abriram a faixa Kimbo‘ usando como referência ‘Fogo na Bomba’ do De Menos Crime, intercalando com a clássica ‘Yo Quiero Fumar’ do Cypress Hill. A galera já se animou horrores, e quando entrou o beat lôco…pronto! Completou o climão, hehe…

O Renan se emocionou na última faixa ‘Eu escolhi’ em que ele relata com precisão o sentimento, o corre, a parada toda envolvida. Que independente das dificuldades, quando existe amor pelo que se faz, tudo é superado, e serve como uma alavanca nos impulsionando a continuar…eu também me emocionei, e todo mundo ali presente. O Dheeni subiu no palco pra abraçar o Rê, mas nem vou dizer mais nada, porque o Dheeni é uma peste ahuiheuiaheauia…Bom. Não sou um exemplo pra descrever momentos, mesmo bons, como esse. Então, vou deixar que as imagens falem por si. Afinal, estamos aqui pra isso: 

Imagem 1109

Renan Samam

 
Imagem 1140

Mutley

Imagem 1036 copy

Fernandinho Beat Box e Renan

 

Imagem 1114PB copy

4ª Estrofe

Pra fechar…deixo uma amostra. Faça aqui o download de ‘Cidade Cinza’
E aguarde, que é só o começo. Quer comprar o cd?
Pontos de venda : Nas Grandes galerias ( Galeria do rock)

R: 24 de maio, 62 (centro), nas lojas:

– Charm´s Discos loja, 16
– Sigilo Skate Shop, loja 311
– Pavilhão Bom Bap Shop, loja 50
– Porte ilegal, loja 40
– Colex. loja 33
– Truck´s , loja 34

Se preferir, procure o Renan Samam. Ou entre em contato comigo. 10 reais, muito bem investidos, ok?

Beijos pra quem fica. E até mais!